Edijane Costa - Doctoralia
Rua de Júlio Dinis, 748 4º Drt - S/403 Parque Itália
+351 915 846 816
consultadepsicologia.porto@gmail.com

Enurese Infantil

O que é a Enurese Infantil? É um problema frequente vivenciado por muitas crianças em idade escolar. Trata-se da micção involuntária a partir de uma idade na qual a criança já se deveria ter adquirido o controlo da bexiga. Na inexistência de situações adversas, cerca de 98% das crianças até aos 5 anos já fizeram…

Junho 8, 2018
Ver o Post

Comportamentos Agressivos e Birras na Infância: O que fazer?

Os comportamentos agressivos na infância podem ocorrer quando a criança sente frustração ou necessidade de comunicar que algo não está bem. Na verdade é a expressão de emoções não organizadas e assimiladas pela criança que acabam por utilizar a impulsividade como forma de aliviar o que sentem. No entanto, a criança não expressará raiva e...
Junho 8, 2018
Ver o Post

Depressão Outonal, já ouviu falar?

A melancolia, a fadiga, a procrastinação, a tristeza, etc., que os dias mais chuvosos, escuros e curtos trazem podem ser, para algumas pessoas, apenas alterações de humor flutuantes condicionadas pelas mudanças da estação, para outros estas alterações de humor podem se tornar verdadeiramente incapacitantes. Estes sintomas são apenas alguns de um leque mais extenso que…

Junho 8, 2018
Ver o Post

O que fazer quando alguém que conhecemos é diagnosticado com Cancro?

Quando alguém que conhecemos é diagnosticado com cancro, muitas vezes não sabemos qual é a melhor forma de ajudar. O abatimento físico e a fragilidade emocional de uma pessoa com cancro alimentam um vazio nos caminhos para o diálogo que fazem com que os amigos e parentes se sintam perdidos e confusos quanto ao que…

Junho 8, 2018
Ver o Post

O que é a Perturbação da Ansiedade Generalizada?

A Ansiedade é um estado físico e mental que deriva objectivamente de uma emoção primária: o medo. Este estado de medo gera preocupações recorrentes e excessivas sobre diversos aspectos da vida que nos esgotam as energias e consomem boa parte do nosso tempo e qualidade de vida. Convém destacar que a Ansiedade cria no nosso…

Junho 8, 2018
Ver o Post

Autodefesa Psicológica – Dicas de como obtê-la

Atualmente muito se fala sobre a importância de cultivarmos bons hábitos para mantermos uma vida saudável. Mas até que ponto o controlo da alimentação, não fumar e praticar exercícios físicos são suficientes para garantir uma vida mais saudável? Existe uma parte de nós que excede a nossa estrutura física. É quase inútil tratarmos a nossa…

Junho 8, 2018
Ver o Post

Do Sufoco da Autocrítica para a Autoconfiança Motivacional

Definida como a nossa capacidade de autoavaliação e análise pessoal, a autocrítica é uma importante ferramenta que nos orienta no ajustamento dos nossos comportamentos e atitudes nas relações interpessoais e laborais. Auxilia ainda na estruturação do nosso autoconceito, uma vez que promove uma maior conscienciosidade e responsabilização dos nossos atos. Com efeito, a autocrítica é…

Junho 8, 2018
Ver o Post

3 Dicas para Ajudá-lo a Conquistar o Autocontrolo

O autocontrolo é um constructo psicológico que se encontra diretamente vinculado às nossas atitudes, comportamentos e estilos cognitivos. É definido na literatura como a nossa capacidade de controlar os nossos desejos, emoções, atitudes e comportamentos. A busca pela gratificação imediata, a impulsividade e a tentativa de regular as emoções através de estratégias pouco eficazes como…

Junho 8, 2018
Ver o Post

Atitudes Mindfulness

O Mindfulness é uma prática orientada para a consciência que deriva de estar no momento presente com atenção plena, sem julgamento e sem crítica. As 9 atitudes Mindfulness, descrita por Jon Kabatt-Zinn no livro “Full Catastrophe Living (1991)” ( que inicialmente eram 7) podem ser facilmente trazidas para a nossa vida diária auxiliando na regulação dos…

Junho 8, 2018
Ver o Post

O que é a depressão clínica? Como diagnosticar?

Muito se fala sobre a depressão, talvez por ser a doença mental que mais afeta a população ativa atualmente. Porém, apesar de toda a informação disponível, 20% dos casos clínicos de depressão se tornam crónicos por falta de tratamento ou devido ao tratamento inadequado (OMS, 2000). Convém reforçar que a depressão faz parte de um subgrupo dos transtornos do humor…

Junho 8, 2018
Ver o Post
  • 1
  • 2