Edijane Costa - Doctoralia
Rua de Júlio Dinis, 748 4º Drt - S/403 Parque Itália
+351 915 846 816
consultadepsicologia.porto@gmail.com
Sophos Consultório de Psicologia / Porto > Blog > Psicologia > Depressão Outonal, já ouviu falar?

A melancolia, a fadiga, a procrastinação e a tristeza que os dias mais chuvosos, escuros e curtos trazem podem ser, para algumas pessoas, apenas alterações de humor flutuantes condicionadas pelas mudanças da estação, para outros estas alterações de humor podem se tornar verdadeiramente incapacitantes.

Estes sintomas são apenas alguns de um leque mais extenso que atinge em média 10% da população europeia todos os anos, trata-se de uma astenia temporal conhecida como “Depressão Outonal ou Sanzonal” ou como nos norte-americanos costumam defenir ”Seasonal Affective Disorder (SAD)”.

Fique atento caso as alterações substanciais do seu estado emocional, tais como o desânimo, a tristeza, a sensação de vazio, o tédio, a ansiedade, as perturbações do sono e do apetite o impeçam de realizar satisfatoriamente as suas atividades rotineiras.

Para ajudar a minimizar e até a ultrapassar o mal-estar causado pelos dias mais frios, escuros e curtos do inverno é importante manter uma rotina com atividades reparadoras do stress e mais prazerosas, tais como: conviver com os amigos, praticar atividades físicas, aprender coisas novas, ler um bom livro, tentar regular o sono e a alimentação, entre outras.