A convivência diária com uma pessoa que sofre com a Depressão não é uma tarefa fácil. Estas pessoas estão constantemente fadigadas, desmotivadas, tristes e, por vezes, são agressivas, apresentando mudanças repentinas de humor. Se o seu parceiro, familiar ou amigo, está a sofrer com a Depressão, é possível que esteja a sentir-se confuso, sem saber o que fazer para ajudá-lo e até mesmo frustrado ao perceber que muitas das suas tentativas de apoio não estão a resultar. Por outro lado, alguns conselhos podem não ser bem aceites pela pessoa ou desadequados à situação, prejudicando ainda mais a relação que mantêm e o quadro clínico da pessoa com depressão.
Mas, existem maneiras mais eficientes de dar apoio e comunicar com uma pessoa com Depressão, ajudando a melhorar a convivência e auxílio prestado à estas pessoas. Tais como:
- Procure informar-se sobre a Depressão. Tentar compreender a doença ajudará a conhecer a forma de manifestação dos sintomas, as suas consequências na pessoa deprimida e ainda qual a melhor forma de lidar com tudo isso.
- Procure estar presente. A Depressão é uma doença, e como tal é incapacitante e diminui o leque de competências pessoais e sociais da pessoa. A compreensão e o apoio emocional das pessoas mais significativas à pessoa deprimida durante este período são fundamentais no enfrentamento da doença. Existem muitas formas de mostrar o seu apoio: Poderá sempre perguntar : “Como posso ajudar?” “Precisa de algo?”; Tentar ser bom ouvido; Procurar estabelecer contato físico e dar abraços, carinhos e conforto.
- Tente distinguir a pessoa da doença. Procure sempre tentar lembrar que é a doença que está a atuar e não a pessoa. Busque lembrar-se de como realmente é a pessoa sem a doença, mas não faça comparações ou comentários com o doente a este respeito, guarde-os para si.
- Procure não julgar nem criticar. A pessoa com Depressão fica muito sensível a alguns comentários e conselhos inadequados, podendo estes ter um impacto negativo sobre a pessoa. Se não souber o que dizer, o melhor é não dizer nada! A que aceitar que a pessoa deprimida realmente está em sofrimento.
- Tente a normalidade das rotinas. As tarefas mais comuns e rotineiras tornam-se um sacrifício para uma pessoa com Depressão. Portanto, uma das formas de apoiá-la é ajudando na realização das pequenas tarefas diárias, de modo a manter a rotina, ou coisa é incentivar a pessoa a cuidar de si e a manter-se ativa, incluindo na rotina tarefas que a leve a sair de casa e a conviver com outras pessoas.
- E por último, incentive a pessoa a procurar ajuda profissional. A ajuda profissional apenas é acionada pela pessoa com Depressão quando todos os recursos e estratégias pessoais já foram testados, incluindo ainda as tentativas de resolver o problema com consumos abusivos de álcool, comidas, compras compulsivas, etc…. Em muitos casos, as pessoas que sofrem com a Depressão estão em negação da sua doença, daí a importância de alguém próximo que os oriente a procurar ajuda profissional.
Edijane Costa