O que é a Enurese Infantil?
É um problema frequente vivenciado por muitas crianças em idade escolar. Trata-se da micção involuntária a partir de uma idade na qual a criança já se deveria ter adquirido o controlo da bexiga. Na inexistência de situações adversas, cerca de 98% das crianças até aos 5 anos já fizeram o controlo dos esfíncteres.
O quadro de enurese apenas poderá ser diagnosticado se o comportamento de micção se manifestar com uma frequência de pelo menos dois episódios semanais durante pelo menos três meses consecutivos e não deve ser devido a nenhuma doença que possa explicar a incontinência, como espinha bífida, entre outras.
Entretanto, embora a frequência da micção seja menor, a enurese estará presente se o comportamento de micção involuntário ou voluntário por parte da criança lhe provoca mal-estar ou algum tipo de constrangimento nas interações sociais ou no seu desempenho académico.
Quais são as Causas da Enurese Noturna Infantil?
As causas podem ser inúmeras e cada criança é um caso isolado. Entretanto, entre as principais causas encontram-se:
- O atraso da maturidade vesical.
- A produção inadequada de hormônio antidiurético durante a noite.
- O sono muito profundo.
- Infecções do trato urinário.
- Lesões obstrutivas do trato urinário.
- Problemas da espinha dorsal.
- Problemas emocionais (ansiedade, depressão, stress, etc.)
Como Ajudar a Criança com Enurese Infantil?
A mudança do comportamento compreende uma série de estratégias e cabe ao profissional definir a mais adequada as necessidades da criança. Porém, a família pode ajudar se orientar a criança a:
- Evitar o consumo de bebidas à noite.
- Esvaziar a bexiga antes de dormir.
- Fazer um calendário com a criança para apontar as noites “secas” e “molhadas”, devendo sempre elogiar as noites “secas”.
- Não encorajar o uso de fraldas;
- Evitar dramatizar a situação, uma vez que, em alguns quadros, as brigas e punições agravam a situação.
- Deixar uma luz acesa;
É importante que a criança seja seguida numa consulta de especialidade para uma avaliação mais precisa e um adequado tratamento à especificidade da situação. Na maioria dos casos de enurese infantil a intervenção psicológica junto da criança e da família consegue auxiliar o problema com altos índices de sucesso.