Existe uma parte de nós que excede a nossa estrutura física. É quase inútil tratarmos a nossa saúde física quando a nossa estrutura psicológica encontra-se fragilizada. Por isto, os bons hábitos de saúde também devem incluir estratégias:
- Evite (ou controle) o stress – atualmente, além de fator de risco, ele é o responsável por uma boa parcela do surgimento de doenças psico-fisiológicas;
- Exercite o otimismo – embora às vezes possa parecer difícil, é extremamente importante procurar encarar as adversidades de maneira menos negativista. Estudos apontam que pessoas positivas são mais resistentes à depressão, tem melhores sistemas imunológicos, são mais bem-humoradas e satisfeitas com a vida.
- Durma bem – Passaremos boa parte da nossa vida a dormir! É bom que assim seja. O nosso organismo necessita de repor as energias, algo que só é possível com uma boa noite de sono. A má qualidade do sono representa fator de risco para uma série de doenças, estando ainda associada a sintomas de irritabilidade, défice de memória, dificuldade de concentração, alteração do apetite, etc.
- Relaxe – o respirar bem e de forma consciente ao longo do dia é hábito de poucas pessoas. Prática de meditação, Pilates e Mindfulness vieram para nos auxiliar nesta tarefa. Aproveitemos!
- Cultive as amizades – mantermos por perto pessoas de que gostamos, que nos apoiam e que por vezes também necessitam de nós é muito importante para perceção de que temos um suporte psicossocial responsivo, sendo que ainda melhora os nossos níveis de bem-estar e felicidade.
- Apaixone-se por si – o autoconhecimento e o autoconceito ajustado favorecem a nossa autoestima que por sua vez nos orienta na definição de como nos colocamos diante da vida, das situações que aceitamos, rejeitamos e dos objetivos pelos quais lutamos.